Boas novas

random

Euterpe fará Concerto na Catedral no ‘Natal da Serra’ em Nova Friburgo


Sesquicentenária banda friburguense também se apresentará na reinauguração da Fonte do Suspiro no próximo dia 18 de dezembro 


 
Depois de ter animado as inaugurações das decorações natalinas, respectivamente no sábado, 29 de novembro, na Praça Getúlio Vargas, e na noite da segunda-feira, 1 de dezembro, no Nova Friburgo Country Clube, a banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense ainda tem dois compromissos especiais, este mês, antes de encerrar as atividades do ano de 2014.


No dia 18 deste mês de dezembro, a partir das 18 horas, a convite do Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama) e da seção Nova Friburgo da União Brasileira dos Trovadores (UBT), a agremiação musical se apresentará na reinauguração da Fonte do Suspiro, enquanto está programado para o próximo dia 20, um sábado, a partir das 18h30min, na Igreja Matriz Catedral de São João Batista, no centro, o ‘Concerto de Natal’, integrando a programação oficial do município para os festejos natalinos e de fim de ano. Ambos os eventos têm entrada franca.
 


Mais um ‘Banda na Praça’ em edição especial
 
A exemplo do sábado, 29 de novembro, em que realizou mais uma edição especial do projeto cultural ‘Banda na Praça’, atividade mensal promovida sempre em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a Euterpe Friburguense realizará o ‘Banda na Praça’ de dezembro, exatamente nesta apresentação na igreja Matriz de São João Batista, como parte da programação especial do intitulado ‘Natal da Serra’, numa realização conjunta da municipalidade, através de suas secretarias municipais de Turismo e Marketing, Cultura e Educação.
 
Como sempre sob a regência de seu maestro titular Nelson José da Silva Neto, a Euterpe estará executando repertório especial com temas natalinos, marcando também a conclusão das restaurações da catedral.
 
Para este ‘Concerto de Natal’, o maestro Nelson José, que já vem preparando a banda em seus dois ensaios semanais, das segundas e quartas-feiras, promete um espetáculo emocionante ao público que for conferir esta apresentação da mais antiga banda de música civil brasileira em atividade ininterrupta por mais de um século e meio de existência. 
 
No Suspiro, a reedição de um feito histórico, 149 anos depois
 
Porém, antes da edição 2014 do ‘Concerto de Natal’ na noite da quinta-feira, 18 de dezembro – exatamente uma semana antes do Natal – o público friburguense e visitantes poderão participar de mais um dos momentos históricos do município e da própria agremiação musical.
 
Ao se apresentar na reinauguração daquele monumento, a banda Euterpe estará ainda reeditando um acontecimento 149 anos depois: em 02 de dezembro de 1865 – então com apenas dois anos de fundação, em fevereiro de 1863 – a agremiação musical friburguense também se apresentava na inauguração da fonte, que ao longo de todos esses anos se transformou num dos pontos turísticos mais requisitados do município.

 
A Euterpe, desta forma, tem uma grande ligação histórica com a fonte e mesmo com a Praça do Suspiro. Ali, 19 anos depois da inauguração da fonte, o maestro português Samuel Antonio dos Santos, fundador da Sociedade Musical, que nasceu de sua promessa diante de um naufrágio em sua travessia Lisboa-Buenos Aires, no ano de 1858, cumpriria sua segunda promessa a Santo Antonio: a inauguração da capela em louvor ao Santo, que em junho passado completou seu 130° aniversário.
Euterpe fará Concerto na Catedral no ‘Natal da Serra’ em Nova Friburgo Reviewed by Visite Nova Friburgo on 13:56 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.