Boas novas

random

Prefeitura de Nova Friburgo apresenta o Projeto Cidade Limpa


O prefeito Rogério Cabral destacou a importância de se construir uma cidade ordenada, e que possa garantir maior conforto e segurança
O prefeito Rogério Cabral destacou a importância de se construir uma cidade ordenada, e que possa garantir maior conforto e segurança

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, e representantes do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) e da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, apresentaram na tarde desta sexta-feira, 10, em uma reunião de trabalho no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, o anteprojeto de lei que institui o código Cidade Limpa.

O projeto visa, basicamente, a melhoria dos aspectos urbanístico e paisagístico que envolvem a normatização dos painéis e letreiros, a padronização das calçadas, a submersão dos fios, a despoluição das fachadas dos imóveis, entre outras ações que têm a intenção de promover um tratamento visual mais adequado no eixo central da cidade, especialmente, a parte que inclui a Rua Moisés Amélio, a avenida Alberto Braune e a Praça Getúlio Vargas até a rua Sete de Setembro.

O encontro foi sugerido para que as ideias pudessem ser discutidas e o estudo que as motivaram pudesse ser compartilhado com os presentes. A requalificação urbana do centro de Nova Friburgo, a exemplo do que já aconteceu em outros locais do país, tem o intuito de preparar a cidade para o turismo e, sobretudo, tornar a região um lugar limpo, bonito, onde as pessoas possam circular livremente, fazer suas comprar, e apreciar o conjunto arquitetônico que também está privilegiado no projeto.

Em uma apresentação elaborada pelo EGCP, foi observado que elementos como postes, jardins, bancas de jornal, calçadas, letreiros, entre outros, se encontram, atualmente, completamente fora de uniformidade. Existe ainda uma invasão do espaço público e uma descontinuidade das fachadas. Tudo isto está contemplado no Projeto que, se aprovado, dará 180 dias para que todos possam se enquadrar e, então, Nova Friburgo passe a receber um tratamento de cidade ordenada.

Segundo o secretário Geral de Governo, Edson Lisboa, o projeto estará aberto à discussões, sugestões e possíveis alterações através das audiências públicas. “O grande intuito é definir, a partir dele, o tipo de cidade que todos querem. A Câmara Municipal constituirá uma Comissão Especial para tratar do projeto, e haverão muitos debates acerca do assunto. Isso é fundamental para que, efetivamente, possamos tirá-lo do papel. Acredito que o projeto realmente atenda aos anseios de todos, mas as conversas são fundamentais para que possamos ter a cidade que planejamos”, salientou o secretário.

Também fez parte da pauta da reunião as próximas ações a serem executadas pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urban que envolvem alterações na Rua General Osório, a 3ª pista na Avenida Rui Barbosa, a substituição de semáforos, a criação de vias alternativas e as próximas etapas de intervenções na Praça Marcílio Dias. Todas as iniciativas tem o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito e, consequentemente, contribuir para a mobilidade urbana.

De acordo com o prefeito Rogério, Nova Friburgo tem R$ 50 milhões em projetos protocolados em Brasília e, uma vez que o município consiga aprová-los e obter os recursos, muitas obras e intervenções ainda deverão acontecer na cidade. “O Projeto Cidade Limpa é apenas um dos muitos projetos que temos para executar. O país está passando por um momento difícil mas estamos confiantes de que, ao viabilizar nossas propostas, estaremos nos preparando para receber muitos turistas e, com isso, fomentar o desenvolvimento econômico. Portanto, apesar do período pouco favorável, creio que ainda faremos grandes avanços. Quanto ao Cidade Limpa, contamos com a participação de todos para opinar e nos ajudar a construir uma cidade ordenada e que possa garantir maior conforto e segurança”, destacou Cabral.

Estiveram presentes ao encontro representantes do Sindicato da Construção Civil, Firjan, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, entidades de classe e sociedade civil organizada, que, na oportunidade, puderam tirar dúvidas e propor sugestões para incrementar o projeto que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal na próxima terça-feira, 14.

Texto: Lorraine Buty
Fotos: Cláudio Carpi

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/
Prefeitura de Nova Friburgo apresenta o Projeto Cidade Limpa Reviewed by Visite Nova Friburgo on 21:02 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.