Boas novas

random

Montanha mais alta da Serra do Mar é de Nova Friburgo


Medição inédita confirma montanha mais alta da Serra do Mar

Pico com 2.366 m está localizado em Nova Friburgo, região serrana do Rio; medição, que nunca foi feita pela metodologia do IBGE devido a dificuldade de acesso, levou nove horas e usou equipamento de alta precisão.

As duas montanhas mais altas da Serra do Mar – cadeia do relevo brasileiro que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro – estão localizadas em Nova Friburgo, na região serrana do Rio. Novas medições feitas recentemente pelo doutor em geociências, Antonio Paulo Faria confirmaram que os dois cumes mais altos são o Pico Maior e o Pico do Caledônia, ambos localizados no município serrano. Concluído há duas semanas, o trabalho foi feito em parceria com a UFRJ e o IBGE.



O acesso ao cume foi uma das etapas mais difíceis do projeto, exigindo uma escalada de aproximadamente 700 metros verticais. Foto: Arquivo pessoal

O projeto de medição utilizou a metodologia da Geodesia do IBGE e contou com um sofisticado equipamento: o DGPS, um GPS diferencial de alta precisão. Antonio Paulo explica que as medições foram feitas ao longo de nove horas – divididas em três períodos de três horas. Em seguida, os dados foram analisados e homologados pelo IBGE. “Medimos a altitude do Pico Maior de Friburgo (2.366 m), antes homologada no IBGE com altitude estimada em 2.315 metros. O Pico do Caledônia tinha 2.219 m e agora passou para 2.257 (+ 38 m). A Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, tinha altitude de 2.275 m e agora ficou com 2.255 m (-20 metros)”, detalha o pesquisador.



O DGPS consiste num GPS diferencial de alta precisão. Foto: Arquivo pessoal


Uma das etapas mais difíceis do projeto foi a medição do cume Pico Maior, localizado no Parque Estadual de Três Picos, popularmente conhecido como Salinas. “Essa é uma montanha isolada, sem acesso por trilhas de caminhada e nunca foi medida pela metodologia do IBGE. Foi preciso escalá-la pela Via Leste, que é uma via de escalada de quinto grau, com 700 metros de altura. Aberta em 1974 é uma das mais clássicas do Brasil”, explica Antonio Paulo, que também é montanhista e considera Três Picos a terra da escalada tradicional do Brasil.

A principal motivação para a realização do projeto, segundo o pesquisador, foi a atualização das medições das montanhas mais altas que compõem a Serra do Mar. “Esse é o alinhamento mais importante do Brasil em termos geográficos, com 1.500 quilômetros de extensão. Os dados anteriores são todos da década de 1960 e havia erros grandes. As novas medições são úteis para atualização dos mapas cartográficos, para a aviação e a prática do montanhismo”, ressalta Antonio Paulo.



O Pico Maior integra o imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos. Este afloramento rochoso, localizado entre Nova Friburgo e Teresópolis, dá nome ao Parque Estadual de Três PicosFoto: Arquivo pessoal



O pesquisador Antonio Paulo Faria no cume da montanha Pico Maior, ponto mais alto da Serra do Mar localizado na região serrana do Rio. Foto: Arquivo pessoal

Fonte: http://noticias.terra.com.br/
Por: Flávia Ferrer

Saiba Mais!!

Parque Estadual dos Três Picos

Pico do Caledônia

Montanha mais alta da Serra do Mar é de Nova Friburgo Reviewed by Visite Nova Friburgo on 10:26 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.