Boas novas

random

Restrição do fluxo de carretas em Nova Friburgo

Restrição no fluxo de carretas em Nova Friburgo começa hoje,  no dia 1º de dezembro




Restrição no fluxo de carretas começará no dia 1º de dezembro, entre 16h e 19h


A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana – SMOMU, realizou uma entrevista coletiva com toda a imprensa, nesta sexta-feira, 27, na sede da SMOMU, para esclarecer a restrição no fluxo de carretas nas vias centrais do município. Sendo assim, a partir do dia 01 de dezembro, fica proibida a circulação de carretas das 16h às 19h, do trevo de Duas Pedras até a rotatória do Paissandu, no sentido Rio de Janeiro, em período experimental de quatro meses. A RJ 130 – Friburgo/Teresópolis servirá como rota alternativa.
“Foi criado um grupo de trabalho com membros da Prefeitura, através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, membros da Câmara de Vereadores e membros tanto da parte dos empregadores, do sindicato patronal dos transportadores rodoviários, quanto dos próprios transportadores – motoristas rodoviários. Então foi criada essa comissão de trabalho, foram feitas reuniões e audiências públicas para tratar o assunto e houve um consenso de todas as categorias, juntamente com a Prefeitura de fazer essa proibição no período de 16h as 19h, somente no sentido Rio de Janeiro, no trecho de Duas Pedras até à rotatória do Paissandu”, explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.

O fato da determinação ter sido tomada com o consentimento de todos os envolvidos na restrição ajudou, mas, como afirmou o subsecretário de Mobilidade, Carlos Alberto Bayer, a secretaria ainda fez um intenso trabalho de divulgação junto aos carreteiros.



A expectativa da SMOMU é que os resultados positivos sejam significativos na melhoria do trânsito da cidade
“Nós fizemos um trabalho junto aos sindicatos de transportes municipal, estadual e federal, além das audiências públicas e das reuniões com os empresários. Estamos há dois meses fazendo esse trabalho informativo nos postos policiais de entradas na cidade: Theodoro de Oliveira, Amparo, Conquista e no pedágio das Furnas”, afirmou, Carlos Alberto Bayer.
A fiscalização, quanto ao cumprimento da medida, será de responsabilidade da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, com o apoio do programa Cidade Inteligente e da Polícia Militar. O motorista que infringir a lei, estará cometendo uma infração grave, que resulta em 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,00 e mais a retenção do veículo para regularização. No entanto, objetivo principal é educar e informar aos possíveis desavisados, como explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.

“A secretaria pode apreender o veículo até terminar o horário de proibição de circulação das carretas, mas essa de forma alguma é nossa intenção. Esperamos que os motoristas tenham a consciência de evitar transitar nesse percurso e horário para evitar esse tipo de problema”, disse o advogado.

Para o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, os estudos realizados para que a medida fosse tomada fazem a secretaria acreditar que embora o problema do trânsito em Nova Friburgo não seja resolvido, os resultados positivos serão significativos.

“Fizemos um cálculo em que chegava a cerca de 100 carretas/hora transitando nesse trecho, nesse horário. Acreditamos que vai ter um impacto positivo muito grande nesse horário, que inclusive é horário de saída dos colégios e das fábricas. Sabemos que não vai resolver, porém é mais um degrau que nós estamos galgando”, disse Haroldo.

Texto: Anderson Frez
Fotos: Jander Nogueira
Fonte: http://www.pmnf.rj.gov.br/
Restrição do fluxo de carretas em Nova Friburgo Reviewed by Visite Nova Friburgo on 09:26 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.