Boas novas

random

Biblioteca comunitária em Nova Friburgo reaproveita caixotes que iriam para o lixo como prateleiras para livros





Biblioteca comunitária em Nova Friburgo reaproveita caixotes que iriam para o lixo como prateleiras para livros




Por Alex Sandro Santos*

Localizado no bairro Cascatinha, o Parque Municipal Juarez Frotté é um patrimônio friburguense que atrai visitantes por sua vasta beleza natural. Possui algumas possibilidades para desfrutar de banho em rios e cachoeiras de águas claras. O local vem sendo muito frequentado não somente pela população residente no município de Nova Friburgo como também tem sido muito disputado por turistas que visitam a região serrana em busca de um lugar tranquilo para curtir com a família, visto que o mesmo dispõe de parquinho para crianças, banheiros públicos e conta com o apoio da guarda municipal. É também o local onde a Elas Ecomodas implantou um viveiro de mudas de árvores da Mata Atlântica.

A administração do local fica por conta da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, no entanto quem fica na linha de frente é o simpático Carlos Machado que cuida do respectivo parque como um verdadeiro lar e os arredores como o seu quintal. Ele dispõe sempre de um sorriso aberto para todos que se achegam ao local, e, para os mais chegados, sempre tem um gole de café feito por ele mesmo em seu charmoso fogão de lenha. É o tipo de pessoa que a gente sempre quer ter por perto para um “dedinho de prosa”.

Foi ele também quem tomou a iniciativa de fundar a biblioteca do Parque Municipal. Carlos foi falando com os amigos da sua vontade de aproveitar um espaço inutilizado dentro do parque para montar a biblioteca comunitária. Foi compartilhando com uma pessoa aqui, outra acolá, e assim sua ideia logo caiu no gosto da “galera” apaixonada por arte, educação e vontade de fazer o bem. Não demorou muito para os primeiros exemplares de livros começassem a chegar. Ele aproveitou também a força das redes sociais para incentivar as pessoas a não descartarem no lixo os livros antigos, e, assim, mais de três mil exemplares já fazem parte do acervo da respectiva biblioteca. E este número, vale frisar, não para de crescer.


Sua maior dificuldade foi organizar os livros, pois sem muitos recursos Carlos Machado não conseguiu adquirir prateleiras de ferro como gostaria. No entanto, com o apoio dos amigos, ele enxergou no “lixo” uma boa possibilidade para organizar a biblioteca, ou seja, ele passou a recolher caixotes de madeiras dos comércios locais para serem reaproveitados como prateleiras dos livros, como também um carretel grande e feito de madeira – usado para enrolar fio elétrico - está sendo usado como mesa de leitura. Com isso, além de oferecer uma organização, o uso dos caixotes também objetiva estimular as pessoas para que se faça o reaproveitamento de materiais.


Com a colaboração do público, o local agora já possui um verdadeiro mix cultural, ou seja, além de livros de várias editoras e assuntos, a biblioteca comunitária do parque municipal também conta com um aparelho de rádio com toca discos e uma televisão com vídeo cassete com diversas fitas de vídeo sobre de educação infantil, desenhos e outros.

Vemos na imagem o Gabriel Cheles ao lado de Carlos Machado

Carlos conta com o apoio de voluntários que colaboram com a manutenção e organização do local, assim como o jovem Gabriel Chelles que recolhe os caixotes no local onde ele trabalha próximo ao parque, e sempre há espaço para quem desejar de forma voluntária colaborar com o local. Para mais informações, ligue para (22) 9 9828 3348 e fale direto com Carlos Machado.



*Repórter fotográfico/jornalista matriculado pela Federação Nacional da Imprensa, diretor comercial e de comunicação da Elas Ecomodas e idealizador do Projeto Ambiental Elas Preservando
Biblioteca comunitária em Nova Friburgo reaproveita caixotes que iriam para o lixo como prateleiras para livros Reviewed by Visite Nova Friburgo on 11:34 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.