Boas novas

random

Condomínio friburguense tem final de semana em prol do meio ambiente


Projeto, implantado há 16 anos, dissemina a importância de ações que preservem os recursos naturais do planeta, como a conservação da reserva florestal do condomínio e um programa de reciclagem.


Neste sábado (4) e domingo (5), o condomínio Serraville, localizado no bairro Catarcione, em Nova Friburgo, terá um final de semana com atividades práticas em prol da preservação ambiental e sustentabilidade visando conscientizar os moradores sobre o assunto. O encontro contará com concursos de redação e reciclagem; roda de leitura; palestras sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e Política Nacional de Resíduos Sólidos; cine ambiental e oficina de reciclagem. Será promovido ainda um passeio ecológico ao Parque do Cão Sentado no domingo (5), dia mundial do meio ambiente.
Os participantes poderão plantar mudas de espécies da Mata Atlântica na reserva florestal do condomínio, e trocar latas e garrafas pet por livros educativos doados pela Fiocruz e Ipiranga - todo material arrecadado será doado para a Cooperativa de Catadores de Nova Friburgo (EBMA/Prefeitura).
O evento contará também com uma ação do Programa Olhar Ambiental da Águas de Nova Friburgo e a ONG Florestar que estarão presentes com uma tenda ecológica distribuindo mudas de árvores.
Na ocasião, o Clube Serraville irá firmar uma parceria com a Ela Eco Modas, confecção friburgense, que trabalha com produtos 100% feito em pet reciclado, aderindo a campanha de arrecadação de jeans usado para um trabalho ecofashion de reaproveitamento de todo material recolhido.    
De acordo com o empresário Alex Sandro Santos, da Elas Eco Modas, que participa pelo segundo ano como apoiador da Eco Serraville, o projeto o surpreendeu por saber que existe ali um grupo de pessoas dedicadas em colaborar com a preservação do meio ambiente. “Eles plantam árvores, realizam oficinas educativas e mantém uma área florestal preservada. Se todos os condomínios realizassem ações como esta, certamente a natureza e as futuras gerações iriam agradecer”, afirma.
Em média 95 crianças, jovens e adultos participam de forma efetiva do evento anual. Durante o ano existem envolvimentos isolados com algumas iniciativas (manutenção de viveiro, plantios, etc.) e disseminação de conceitos e informações através do Mural Eco no clube do condomínio e na página do projeto no facebook.

 


“Nosso principal objetivo é semear a sustentabilidade e o meio ambiente junto aos moradores do condomínio. Nestes 16 anos de projeto já colhemos grandes resultados - o condomínio conta hoje com uma reserva florestal preservada e moradores mais conscientes, mas ainda temos muito trabalho pela frente", explica o idealizador do projeto, Luiz Fernando Rodrigues.
A décima quinta edição do evento é patrocinada pelo Clube Serraville, pela Pontal Administradora, Supergasbras, Chevron Lubrificantes (Texaco) e Frisegur. Além disso, o evento deste ano conta com o apoio da Águas de Nova Friburgo, Baddo Design e Fotografia, Cedae, Fiocruz, Elas Eco Modas, Fundação Educar DPaschoal, Ipiranga e ONG Florestar.

Sobre o Projeto:

A Eco Serraville é um trabalho voluntário de um veranista do condomínio, morador do Rio de Janeiro, que por gostar muito de natureza se encantou com a reserva florestal do local e passou a desenvolver um trabalho solitário de preservação e conservação, plantando mudas de diversas espécies por conta própria. O projeto acompanha desde 2000 a realidade ambiental do planeta. O principal público do projeto são as crianças e jovens. Em 2011, o projeto foi condecorado com o Certificado de Mérito Ambiental Professor Rosalvo de Magalhães, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, juntamente com a Secretaria e o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Mais informações sobre o projeto e programação completa do evento na página do projeto no facebook.



Contatos: Maria Fernanda Romero – Comunicação do Projeto
(21) 98867 0837; nandinharomero@hotmail.com
ou renancavalleiro2@globo.com
Luiz Fernando Rodrigues – Idealizador do Projeto
(21) 98865 2564; ecoluizf@yahoo.com.br

Serviço:
15ª Ecoserraville
Local: Clube Serraville – Rua Antônio Lopes Sertã , 231 – Vila Guarani - Nova Friburgo/ RJ
Data: 4 e 5 de junho de 2016

Horário: 9h às 17h (dia 4); 8h30 às 12h30 (dia 5).
Condomínio friburguense tem final de semana em prol do meio ambiente Reviewed by Visite Nova Friburgo on 21:28 Rating: 5
All Rights Reserved by Visite Nova Friburgo © 2014 - 2015
Desenvolvido por COMTotal Publicidade

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.